Ajustando processadores Dual ou Quad Core no XP

O grande problema dos multi-core (não só dos duais, mas dos quad também) é o mau aproveitamento dos cores adicionais. Em outras palavras, os sistemas não administram bem os duais e quads.

Os PCs dual-core não estavam sendo tão rápidos quanto esperavam, e reclamaram com a Microsoft. Ela tratou de preparar uma atualização para corrigir o problema, porém esta só era distribuída para quem pedia, e não era disponibilizada publicamente.

Porém, numa bela manhã de sol, a Microsoft liberou esta atualização, e alguns usuários foram logo dando dicas de como se beneficiar disto.

Se você é um usuário casual e não exige muito do PC, talvez você nem sinta diferença. Agora se você joga, usa programas profissionais de áudio ou vídeo, ou faz uso intenso de multitarefa (vários programas abertos ao mesmo tempo), certamente sentirá um belo impacto no desempenho.

Mas então, vamos lá!

Requerimentos do sistema:
-> WindowsXP Home, Professional ou Media Center Edition (não pode estar sendo rodado pelo VirtualPC)
-> Um PC com processador multi-core (dual-core, quad-core, opti-core…), ou um processador com processadores lógicos múltiplos (por exemplo, Pentium 4 HT)

Para processadores Intel:
Verifique se o Windows XP Hotfix Patch: KB896256 está instalado (ele não é baixado via Windows Update).
Se ele não estiver instalado, baixe-o aqui: download KB896256 XP patch. Se tiver usando o WindowsXP em inglês, baixe aqui: download KB896256 XP patch

Para processadores AMD:
Verifique se o Windows XP Hotfix Patch: KB896256 (ele não é baixado via Windows Update) e os drivers para CPUs AMD estão instalado.
Se eles não estiverem instalados, baixe-os aqui: download KB896256 XP patch (se estiver usando WindowsXP em inglês, baixe aqui: download KB896256 XP patch) e AMD CPU Driver.

Se você possui um processador AMD, instale o AMD CPU Driver.

Ok, vamos instalar o patch.


Porém, ao final, marque a caixa “No restart now”, ou “Não reiniciar agora”:

Patch instalado, vamos ao tweak que turbina o XP com dual-core:
Clique em Iniciar>>Executar…
Digite regedit e dê Enter
Vá para o local HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Contro l\Session Manager, e veja se a chave Throttle está lá. Se não estiver, crie-a, clicando com o botão direito em Session Manager e escolhendo Novo>>Chave, e nomeie-a com o nome Throttle.

Agora clique na chave Throttle que você acabou de criar. Na parte à direita, clique com o botão direito, Vá em Novo>>Valor DWORD. Nomeie-o como PerfEnablePackageIdle, e com o valor decimail 1. Um exemplo:

Fazendo isso, feche o regedit.

Ok, a parte principal já foi!

Agora a parte final exige uma edição no seu boot.ini. Sobre isso, existem algumas observações a se fazer:
1- Se você usa um processador AMD dual-core, e instalou os drivers de CPU AMD, o /usepmtimer (que é necessário para o correto funcionamento da otimização) será adicionado automaticamente.
2- Os processadores dual-core novos da Intel (exemplo: core 2 Duo e Pentium dual-core E2xxx) não precisam dessa alteração no boot.ini.
3- Alguns programas, como o World of Warcraft, podem sofrer instabilidades utilizando este comando (/usepmtimer). Caso tenha problemas, retire-o do seu boot.ini.

Se você não tem um C2D ou Pentium E, é necessário você fazer essa alteração no seu boot.ini. É um procedimento simples, de apenas você colocar mais um comando. Para editar seu boot.ini, clique em Meu computador com o botão direito, vá em Propriedades. Clique na aba Avançado. Na categoria Inicialização e recuperação, clique em Configurações. Clique em Editar.
Abrirá o Bloco de Notas com o arquivo boot.ini. Na última linha, depois de tudo, cole esse parâmetro: /usepmtimer
Veja o exemplo:

Basta você adicionar o comando, e salvar o documento.

Reinicie seu PC e teste seu sistema otimizado para multi-core! Teste com alguns games, programas que exigem bastante processamento e verifique os resultados.
No Windows Vista não é necessário executar este procedimento, ele já vem com essa otimização.

SuperPi não é um bom programa pra se testar o PC após esse procedimento. É fato que ele não é nada otimizado para multi-core, e uma atualização que melhora o gerenciamento dos cores não ajuda nele.

Eu recomendo para teste os 3DMarks da vida, Sandra, programas que reconhecem duais e os utilizam realmente, para se ter uma idéia real do aumento de desempenho.

Fonte: Guia do Hardware

7 respostas para Ajustando processadores Dual ou Quad Core no XP

  1. diogo disse:

    amigo tenho um quad core da intel
    e tenho o xp
    eu me dessepcioneu bastante,pensava que era uma coisa de outro mundo,,,mas pelo que eu vi nao é
    o problema é o seguinte
    eu to com o windows xp e ja utilizei varios programas,como everest,Cpu-z
    entre outros,e todos eles so reconhecem um nucleo
    varias pessoas dizem o windows vista ultimate que ele reconhece os 4,mas nao to afim de mudar de windows,o que eu quero saber é se tem um driver,uma atualizaçao do Xp,um programa,sei la…que faça ele reconhecer todos os nucleos
    meu pc é o seguinte
    Placa Mae:Intel DG35MP
    Processador:Intel Core 2 quad 2.4ghz
    Memoria Ram:3gb ddr2
    Placa de video:Nvidia 8600 gt 512mb
    SO: Windows XP

    esse tutorial eu achei 10
    mas eu fiz tudo certinho e nada aconteceu
    so ta reconhecendo 1 nucleo do mermo jeito
    obrigado
    espero uma resposta

  2. MR QUAD disse:

    Bom ,eu tb tenho um quad 6600 com uma gigabyte gap53 + 2 gigas de ddr2 800 e uma 8800 gt , e o desempenho é o que eu já imaginava, exelente!!! ,
    não tenho do que recalamar do hardware e sim dos softawares, q não são otimizados .
    agora eu to postando para dizer que o windows xp realmente não trabalha de forma inteligente usando os 4 cores, nem msm usando esses tutoriais patchs nada disso faz milagres, resumindo se alguem quer usar tecnologia de ponta tem q ter um softaware de ponta o que não funciona bem assim. windows sempre foi fraco. numca teve um rival de nivel para que pudessemos ter parametros de comparação .

    e o rapaz diogo. seu sistema foi bem montado? sua memoria é de que marca ? veio lacrada ? sua fonte é alimenta bem o cpu num todo?
    e não espere mto da 8600 para crysis por exemplo não vai rodar bem.
    harware é complexo cara pq ele depende dos softawares.

  3. Thiago J Amaral disse:

    Ola eu fiz os procedimentos e não deu certo possuo um Athlon X2 Windsor 3.6 pois no gerenciador de dispositivos aparece dois processadores instalados mas no gerenciador d etarefa snão aparece o grafico do outro nucleo o CPUz ainda reconhece como Core=1 e Threads =1 – segue o link por favor me ajude não cosegui resolver. aguardo contato!!!!

  4. Diogo disse:

    velho,eu nao seii,pedi a configuraçao na loja….
    essa que esta em ai em cima…
    eles montaram certo(pelo menos eu acho)agora tem um problema…achei fraco o desempenho,nao sei se eh de placa mae ou das memoria…..voce acha que eu devo fazer uq?botar vista?mandar um tecnico ver se ta tudo certinho?entendo pouco de pc…sim respondendo suas perguntas as memorias sao da marca kingston :s
    estou com medo de ter feito um investimento errado…pos esse pc custou 3mil e pouco….e eu ja vi pc que custa 800 reais com desempenho melhor…nao sei mais o que fazer…
    qual o seu sistema operacional?
    olha to com uma proposta de trocar essa placa mae na loja por uma ASUS P5N-SLI
    eh uma boa?
    troco?

  5. geraldo disse:

    Fiz este procedimento e deu certinho
    Existem alguns programas de converter video que passaram autilizar os núcleos simultaneamente enquanto o ati avivo video converter continuou utilizando um núcleo no máximo e o outro a 50%, eu tenho uma ati hd 4830 e o driver tem um conversor gratuito enquanto a nvidia que tem suporte ao cuda (badaboom) é pago e mais lento,
    eu realmente notei diferença com o teste que eu fiz no meu pc com a asus p5ne-sli ddr 800 core2 duo 6420 ati hd 4830 512ram, diga-se de passagen eu rodo o crysis a 1440/900 filtro 8x tudo no máximo (entusiast)
    no windows 7 directx 10 sem nenhum leg como se nada tivesse acontendo(uma pena a hd 4830 náo passar de 8x senao acho que dava pra ir a 16x sem problemas)

  6. Matheusnicky disse:

    Ei, eu to com um super problema…
    Meu PC era pra ter um core 2 quad, mas quando vou no gerenciador de dispositivos, la mostra dois core 2 duo. Quando vou na BIOS mostra um core 2 duo. Que que eu faço??? Eu tenho core 2 quad, dois core 2 duo ou um core 2 duo? Plz manda a resposta pra matheusnicky@hotmail.com
    Vlwww

  7. Pedrotech disse:

    @diogo

    teu pc reconhece só um core por um problema na BIOS, enfim, na hora q tu for instalar o windows, quando aparecer a mensagem dizendo “pressione F6 etc…” neste momento tu vai apertar F5, e logo em seguida vai aparecer uma caixa e nesta caixa tu seleciona “ACPI Multiprocessor PC” – e dai o Windows vai reconhecer todos os cores do teu pc.

Deixe um comentário

